28/03/2017

Livro: O Último Adeus - Cynthia Hand

Como faz um tempão que não falo de livros por aqui, hoje aproveitei a deixa do último post, para resenhar um dos livros que li pelo Clube do Livro, neste ano. O Último Adeus de Cynthia Hand, é uma história comovente e impactante, que aborda o suicídio de uma maneira aberta e realista. O livro é um diário da personagem principal, Lexie, que após perder o irmão, se vê perdida nos seus sentimentos, sem conseguir se abrir com ninguém. Por isso seu terapeuta, lhe recomenda inciar o diário, onde ela tenta escrever sobre seus medos, aflições e culpa. É através dele que adentramos no dia a dia de Lexie e em toda a história relacionada à morte de Ty.
Lexie está tentando superar o luto do irmão que cometeu suicídio, lidar com a mãe que se entrega à bebida, com o pai, que os abandonou há muitos anos, entrar na faculdade dos sonhos, lidar com a rotina mergulhada numa profunda falta de ânimo. Um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? 
O ponto X da história é, que Lex não consegue se perdoar por não ter conseguido salvar seu irmão dele mesmo. E ela própria vai se castigando, se afastando de tudo que ama, se trancando dentro de si, passando por tudo em piloto automático.
O livro é bem escrito e inspirador, passando uma mensagem de seguir em frente, se perdoar, saber dar “o último adeus”. Talvez uma pessoa querida tenha partido, e você se sinta culpado por não “ter prestado mais atenção nela”, como é o caso de Lex. Mas a autora passa a mensagem que há toda uma vida para ainda ser vivida, para que viva o tempo de luto, mas para saber perdoar e se perdoar. Ao mesmo tempo, não é um livro pesado, nem se torna algo como auto-ajuda. É uma ficção, onde os personagens são fictícios, assim como sua história. Mas que retrata muito bem a realidade. Eu chorei muito com toda a história em si, acho que principalmente por conseguir captar essa mensagem da autora de seguir em frente, mesmo após uma grande perca. Super indico o livro <3

13 comentários:

  1. Super amo ler e adorei sua dica, não conhecia este livro. Já entrou pra listinha!
    Beijinhos!

    https://mydiamantes.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Super amei essa resenha e adorei demais a temática do livro, gosto de histórias reais e que emocionam. Já quero ler!
    Abraços!

    http://www.entreeles.com/

    ResponderExcluir
  3. esse foi pra minha lista de favoritos ♥

    ResponderExcluir
  4. Oii Thamy, que livro ótimo ein. Eu amo ler, mas essa vida corrida e a internet tem me afastado dos livros :(, mas esse já vai para minha lista dos que lerei esse ano.

    Beijos
    www.larydilua.com

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi o livro na livraria, mas não sabia sobre o que é a história! Só de envolver perdão a si mesmo já me interessou.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  6. Que dica ótima Thaty! Já quero ler ele 😍😍😍

    ResponderExcluir
  7. Já quero ler esse livro, ainda mais por conta da temática. É um assunto ainda tabu e muitos não querem abordar.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei encantada com a resenha do livro! Deu muita vontade de ler!
    Coloquei na listinha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Thammy que resenha maravilhosa, serio, preciso comprar esse livro. Estou até na dúvida se compro pra mim ou pra dar de presente para uma amiga que passou por uma situação familiar e acho que irá ajudar. Mas de qualquer forma seu post me ajudou a escolher o presente ideal.

    Abraços!
    http://www.garotoinfoco.com/

    ResponderExcluir
  10. Parece ser muito muito bom esse livro.
    Gostamos bastante da resenha. Vamos tentar lê-lo.
    Beijoooi

    ResponderExcluir
  11. Amei a indicação com certeza vou procurar. Adoro leituras inspiradoras e que nos ajuda a sermos melhores

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, mas é uma ótima indicação!
    Beijokas
    dreamsdsweet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Fiquei mega curiosa para ler! Arrasou no post amore.

    www.simplesmenterosa.com

    ResponderExcluir

BLOG DA THAMY | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | LAYOUT E PROGRAMAÇÃO: KARINE OLIVEIRA.